O que é arcano?

A palavra “arcano”vem do latim “arcanus” e significa segredo, mistério. Cada carta do tarô representa o que esotericamente se chama mistério. Trata-se de um conhecimento que somente pode ser alcançado por meio de iniciações. Iniciação, por seu turno, deve ser compreendida como a abertura para uma nova vivência ou renascimento.

Para começar a ler tarô é preciso apurar a percepção de si e do mundo. Isso é possível com a repetição atenta e continuada o que, segundo o sábio chinês, Confúcio, é a fórmula ideal para se desenvolver uma habilidade. De nada adianta decorar o significado de cada carta se ele nada diz ao coração ou estudar a exaustão os livros sem, no entanto, praticar.

Cada carta do tarô traz consigo uma sabedoria a ser desperta. Na medida em que as estudamos e praticamos este conhecimento ele passa a ser uma verdade no coração.

Estrutura do tarô

Vimos no post Cinco Dicas Infalíveis Para Você Começar Com o Pé Direito qual a estrutura de um tarot. Ele deve conter 78 cartas, ou “arcanos”, sendo essa a forma mais correta de denominar as cartas do tarot. Eles se subdividem em dois grupos:

  1. Arcanos Maiores
  2. Arcanos Menores

O primeiro grupo é composto de 22 arcanos, a saber: O Mago, A Sacerdotisa, A Imperatriz, O Imperador, O Papa ou Grão-Sacerdote, Os Enamorados, O Carro ou A Carruagem, A Força, O Eremita, A Roda da Fortuna, A Justiça, O Enforcado, A Morte, A Temperança, O Diabo, A Torre, A Estrela, A Lua, O Sol, O Julgamento ou O Juízo Final, O Mundo e O Louco.

O segundo grupo é composto de 56 arcanos subdivididos em 4 naipes. Cada naipe é relacionado a um elemento da natureza:

  • Espadas = Ar
  • Paus = Fogo
  • Ouros = Terra
  • Copas = Água

Cada naipe se subdivide em dois grupos:

  • Cartas numeradas: de Ás(1) a 10, igual ao baralho comum
  • Cartas da Corte: Cartas ilustradas, do rei ao pajem.

As cartas da corte possuem quatro figuras básicas: Pajem (ou Princesa), Cavaleiro (ou Príncipe), Rainha e Rei (Cavaleiro). O Cavaleiro(ou Príncipe) correspondente ao Valete e a Rainha à Dama do baralho comum.

Não se esqueça de comentar os posts! Sua opinião é muito importante para melhorar cada vez mais o conteúdo!

Namaste

 

Share This:

LEAVE YOUR COMMENT

Your email address will not be published.

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.