Arcano Quatro de Paus

Nesse artigo, damos continuidade a série de artigos sobre o Naipe de Paus interrompida em razão de vários compromissos de ordem profissional e pessoal. Peço desculpa aos leitores , comprometendo-me a atualizar o site com artigos, curiosidades e dicas interessantes ao menos uma vez ao mês.

Imagem: Quatro de Paus no Druid Craft Tarot . Fonte: Pinterest

Caso seja novo aqui, sugiro que pesquise a tag #naipedepaus e/ou #arcanosmenores para ler todos os artigos publicados dessa série e também da série Arcanos Menores, na qual comento a simbologia das cartas numeradas.

Depois de registrar meu pedido de perdão, e também orientar os novos leitores, podemos prosseguir com o tema da vez: o Arcano Quatro de Paus.

O Quatro de Paus é um arcano que normalmente sugere acontecimentos agradáveis, sendo o mais positivo dos arcanos Quatro do Tarot (clique aqui para abrir o artigo).

Ele comumente sinaliza momentos felizes de celebração, na qual o consulente comemora uma conquista ou uma situação favorável para realizar algum desejo. O Quatro de Paus pode representar um presente do Universo. Caso, por exemplo, do surgimento do patrocinador necessário para financiar determinado projeto, a entrada inesperada de dinheiro que possibilita realizar uma viagem sonhada, etc. Enfim, todas as surpresas felizes ou “coincidências” mais que providenciais que colocam a pessoa “no lugar certo, na hora certa” .

Este arcano é denominado como “Festejos”, pois, sempre determina algo positivo, que traz alegria e paz para o coração. Porém, ele não determina a concretização de um objetivo, mas, o “pontapé inicial” que tende a levar ao sucesso e a realização, a depender de como a pessoa aproveita a experiência.

Imagem: Quatro de Paus no Tarot Housewives. A imagem remete a dona de casa no momento de descanso e celebração, no qual se distancia dos problemas e afazeres cotidianos. Fonte: Acervo pessoal.

É uma das cartas mais positivas entre os arcanos menores, sobretudo quando o desejo é criar algo novo, tais como: iniciar um novo relacionamento amoroso ou sociedade comercial, construir ou comprar uma casa, planejar a viagem dos sonhos, escrever um livro, iniciar uma jornada de estudos, mudar de carreira, etc.

Lembrando que os arcanos do Tarot jamais devem ser interpretados isoladamente –  o sentido é atribuído conforme a função que eles desempenham numa leitura e a tônica do conjunto – em alguns momentos o Quatro de Paus se faz presente em uma consulta para simbolizar uma casa, uma empresa ou um local onde existe uma reunião de pessoas (a exemplo de uma festa).

No amor, o Quatro de Paus pode significar o encontro com uma pessoa pela qual é possível surgir uma paixão. Compartilho um exemplo prático:

Uma cliente aspirava se reconciliar com o ex-noivo. Ela tinha proposto um encontro para conversarem sobre o futuro deles e ele aceitou. Mas, apesar da aparente boa vontade do ex-noivo, ela pressentia algo negativo sobre esse encontro e, por isso, veio se consultar.

Imagem: Quatro de Paus no Tarot Místico Universal. A imagem (também no destaque) mostra o tradicional Maypole e a celebração pagã de Maio (Beltane) que marca o casamento da Mãe Natureza com o Sol. Fonte: acervo pessoal

Para responder a questão, eu abri o Pelàdan que mostrou uma curiosa combinação entre as cartas do Louco , o Quatro de Paus e o Seis de Paus.

O Louco é um arcano ligado à mudança, mas, especialmente o período intermediário entre o fim de uma fase e início de outra, na qual a pessoa se sente desorientada ou um pouco perdida sobre o que fazer ou como seguir adiante. Esse sentimento está presente no ex-noivo (a quem a pergunta, na verdade, se dirige), e pode ter motivado sua concordância em conversar sobre uma reconciliação. Porém, o Quatro de Paus na posição desfavorável sugeria que talvez o ex-noivo estivesse saindo com uma pessoa por quem poderia se apaixonar. O Seis de Paus representa as circunstâncias externas que influenciam a situação. No caso, o arcano pode sugerir que a pessoa com a qual o ex-noivo está se encontrando tem sentimentos por ele, e que se empenha para conquistá-lo.

Imagem: Quatro de Paus no Everyday Witch Tarot. Fonte: Pinterest

A cliente ficou aborrecida com a leitura desfavorável à reconciliação, porém, dias depois, ela ligou para contar como foi o encontro com o ex-noivo e que, infelizmente, o Tarot estava correto. O ex-noivo admitiu que tinha conhecido uma pessoa e, embora não estivesse apaixonado, ele queria continuar saindo com ela, pois, estava começando a se envolver.

Como se pode denotar, o Quatro de Paus sugeria o início de um interesse amoroso. Mas, em alguns casos, o Quatro de Paus é a fase inicial do namoro, na qual a vida parece uma festa. O casal quer desfrutar da companhia um do outro, e fazer coisas interessantes juntos.

No plano profissional, pode representar a entrada do sócio mais acertado para um negócio, uma promoção a muito esperada ou uma nova e interessante oportunidade de trabalho.

Na saúde, pode indicar melhora da vitalidade ou sua recuperação.

Como aspecto desfavorável, o Quatro de Paus pode advertir sobre o perigo dos excessos. Não devemos ser imprudentes com nossa sorte e felicidade. Até para celebrar se faz necessária a sabedoria e a humildade, a fim de que evitar ser arrogante ou excessivamente confiante sobre a própria sorte.

Espero que esse artigo seja útil para seus estudos. Desejando, deixe seu comentário sobre o que gostaria de ver publicado no site Tarô Fácil!

Namastê

Maeve (Maira Fuzii)

 


Nenhuma fonte foi consultada para esse artigo. A criação se baseia somente na experiência da autora. Todos os direitos de reprodução reservados.

Imagens: Pinterest e acervo digital da autora.


ATENÇÃO: Para consultas de tarot e outros serviços peço, por gentileza:

Clicar na página de serviços. Ao acessa-la, basta clicar na imagem relacionada ao tipo de consulta que deseja

Para informações sobre agendamentos, enviar mensagem privada em nossa página do Facebook.


Conheça também  o site Sagrado&Feminino sobre terapias quânticas, vibracionais e equilíbrio energético!


Siga nossos perfis nas Redes Sociais:

Fanpage: @tarotfacil

Fanpage: @sagradoefeminino

Perfis Facebook: @maeveduir e @mairafuziiterapeuta

Perfis Instagram: @maira.fuzii e @sagradoefeminino

Tumblr: @maira.fuzii

Share This:

Comments are closed.

You Might Also Like

Here you can find the related articles with the post you have recently read.